Universidade de Aveiro
Na Universidade de Aveiro (unidade de investigação RISCO e Departamento de Engenharia Civil), o principal objetivo do projeto AX-COAST é o desenvolvimento de uma característica de perfil transversal para melhorar o desempenho do COAST, uma Ferramenta de Avaliação de Otimização Costeira, que considera uma avaliação de custo-benefício das medidas de mitigação da erosão costeira, em perspetivas de médio a longo prazo.
A Universidade de Aveiro também colaborará na definição de cenários de intervenção, modelando-os e realizando uma avaliação de sensibilidade dos parâmetros do modelo. Esta tarefa inclui a calibração de um cenário de referência de não intervenção e a projeção da posição da linha de costa para um período de 20 anos para este cenário de referência. Além disso, serão definidos outros cenários, focando nas melhorias da característica propostas no projeto e serão realizadas projeções da linha de costa num horizonte de 20 anos. Finalmente, será desenvolvida uma análise de sensibilidade para avaliar quais dados de entrada são relevantes para o COAST e como a qualidade dos dados afeta os resultados.

Carlos Coelho
Professor Auxiliar com Habilitação no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro. É responsável por várias Unidades Curriculares na área de Hidráulica. É Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos e foi Presidente da Comissão Especializada para Zonas Costeiras e Marinhas da mesma associação, entre 2018 e 2021. É um dos delegados portugueses na PIANC – A Associação Mundial para Infraestruturas de Transporte Aquático. Carlos Coelho foi membro da Comissão que acompanhou o Grupo de Trabalho do Litoral e também colabora em trabalhos de consultoria, desenvolvendo planos de gestão costeira e estudos de dinâmica de sedimentos e hidrologia.

Márcia Lima
Investigadora no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro e Professora Auxiliar na Universidade Lusófona do Porto: Representa os jovens profissionais portugueses na PIANC – A Associação Mundial para Infraestruturas de Transporte Aquático, é consultora na R5m Marine Solutions, participando também no Comité Especializado para Zonas Costeiras e Marinhas da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos. É ainda membro da direção da Delegação Distrital de Aveiro do Conselho de Engenheiros e, por fim, foi a desenvolvedora do modelo COAST, durante o seu trabalho de doutoramento.

Frederico Romão
Investigador no projeto AX-COAST, Frederico possui um Mestrado em Ciências Marinhas e Atmosféricas. Durante o seu trabalho de tese, aplicou o modelo numérico X‑Beach de perfil transversal para projetar a tendência de evolução de um reforço artificial em condições de tempestade. Durante este trabalho, realizou alguns testes de sensibilidade a diferentes parâmetros do modelo.